Projetos a decorrer em 2020

Projetos cofinanciados pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P.

INR.png

PROJETO 110/2020 ASAS À IMAGINAÇÃO II

Pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido com os “Primeira Edição” e serão incentivados a transmitir o seu saber e a apadrinhem o novo grupo, que irá criar, reproduzir e ilustrar novas músicas e maquetes originais. O projeto, que culminará com o lançamento de livro+cd, com os originais do novo grupo, contará também com o lançamento de 2 novas composições musicais em que ambos os grupos se unirão.

Objetivos: Disseminar as capacidades do público-alvo, para a inclusão, através da apresentação pública das suas obras. No público-alvo, promover a socialização e a interação entre todos, o fomento do espírito de equipa e responsabilidade, na medida em que o velho grupo apadrinha o novo. Fomentar a comunicação através da expressão adequadas das suas emoções (ex: saber estar em palco) e da imaginação, apelando à criatividade, nos novos originais. Dar resposta às solicitações dos utentes e famílias.

PROJETO 111/2020 FÉRIAS&SAÚDE

O projeto dirige a ação a fim de colmatar algumas necessidades identificadas. A participação e aprendizagem através de ateliers na comunidade que permitam desenvolver competências em ocupação de tempos livres; a ocupação regular em atividades desportivas em meio facilitador para aprendizagem de regras e promoção da saúde; a participação em colónias de férias, fora do local de residência, possibilitando o descanso, das famílias em 2 períodos ao longo do ano; a inserção em atividades em infraestruturas da sociedade e que é chamada a interagir a fim de alterar ideias redutoras ou desfavoráveis à inclusão.

Objetivos: Aprendizagem em 2 ateliers; Diminuir comportamentos de ansiedade; Aquisição de regras e gestão do desporto aquático; Fomentar as competências autónomas, o saber estar e saber fazer em lazer, com participação em 2 colónias de férias, fora do seu local de residência; Fomentar o descanso das famílias enquanto os filhos estão nas colónias; Promover a inclusão de pessoas com autismo, através do aumento de conhecimento derivado da interação com as pessoas nas estruturas regulares da sociedade.

PROJETO 112/2020 RETIRO_RELAX

Através deste projeto irá ser criada uma sala para retiro e relax dos utentes do CAO. O espaço adaptado irá solucionar as seguintes necessidades: Retirada imediata em situação de crise; Resolução da sobrestimulação; Segurança e autoconforto; Aprendizagem de estratégias adaptativas para a resolução das emoções exacerbadas e do stress; Recompensa pelas aquisições.


Objetivos: Responder às solicitações de pais, clientes e colaboradores, aumentando o conforto e a qualidade dos serviços para pessoas com PNEA com a oferta do equipamento inovador que atua ao nível da sensorialidade e disponibilidade cognitiva; Melhorar a qualidade de vida das pessoas com PNEA através de: Reconhecimento das emoções, dos primeiros níveis de emoções desadaptativas e prejudiciais; Aprendizagem de estratégias para baixar os níveis de sobrestimulação; Fomentar o Autoreconhecimento e a Autoapreciação.



Projeto ChildIN financiado pelo Programa da Comissão Europeia

Projeto com 6 parceiros europeus, Iniciado em novembro de 2018 tem términus em 2020

Mais Informação no separador Projetos a decorrer em 2019 e através dos seguintes links:

www.childin.eu

https://www.facebook.com/childin.project

childinproject@gmail.com

child.png

Projeto financiado pelo Programa da Comissão Europeia  

active.png

Job coACh, supporTIng school studEnts with Autism

Spectrum Disorder to acquire independency

2019-1-PT01-KA201-061366

Duração 30 meses: 01/12/2019-31/05/2022

Link to project card:   https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/eplus-project-details/#project/2019-1-PT01-KA201-061366


A APPDA Coimbra é o Coordenador do projeto que tem como parceiros European Digital Learning Network (IT), Associação Portuguesa de Emprego Apoiado (PT), PLATON M.E.P.E (EL), ENFOR (IT), RUSENSKA TARGOVSKO INDUSTRIALNA KAMARA (BG), Inspectoratul scolar judetean Iasi (RO)

1111.png

Job CoACh, para apoio a alunos das escolas com ASD para adquirirem independência - ACTIvE visa promover a inclusão social a partir das escolas através de uma abordagem holística. Graças à colaboração externa do perfil de educador de Job Coach, os sistemas escolares como um todo serão fortalecidos para apoiar alunos com NEE. Em particular, ACTIvE visa:

- Proporcionar aos educadores, num contexto escolar, oportunidades inovadoras de Desenvolvimento Profissional Contínuo para lidar com alunos ASD (competências para aumentar a autonomia pessoal e social dos adolescentes ASD usando as melhores práticas psicológicas e educativas);

- Desenvolver relações de longo tempo com os vários atores na escola (famílias, professores, diretores, ONGs que trabalham com autismo, parceiros externos);

- Promover a inclusão social através do talento;

- Criar sinergias a nível local e Europeu para o desenvolvimento de práticas inovadoras para uma Europa inclusiva com uma abordagem ascendente.

GRUPO ALVO

GA direto: Educadores que trabalham no contexto escolar (psicólogos, profissionais da educação) com o objetivo de aprimorar as suas competências em relação ao autismo.

GA indireto: alunos ASD, professores, diretores, famílias.

Parceiros: comunidades locais, agências de emprego a trabalhar com pessoas com necessidades especiais, câmaras, PMEs.

Para alcançar estes objetivos, o consórcio, designou uma série de atividades agrupadas em dois resultados inovadores (IOs):

  • IO1 THE ACTIVE CURRICULUM
  • IO2 THE ACTIVE SOCIAL LEARNING ENVIRONMENT


Projeto CT19-00034, LAVANDARIA BLUE WASH

Com o Apoio financeiro do Prémio BPI “la Caixa” Capacitar

bpii.png

Este projeto visa intervir ao nível da promoção de competências pessoais e sociais, através da realização de duas Oficinas de Socialização (Competências Pré-Profissionais e Autonomia). Estas oficinas, terão como expressão prática, a execução, pelos jovens, de funções na Lavandaria Social da APPDA Coimbra, intervindo-se, assim, ao nível das competências práticas e técnicas subjacentes ao exercício laboral. Nestas funções, inclui-se o levantamento e entrega das encomendas pelos beneficiários do projeto, em veículo elétrico, adquirido exclusivamente para o projeto. Assim, os jovens praticam, simultaneamente, as competências práticas, profissionais e sociais, através da deslocação e contacto com os clientes da Lavandaria. Deste modo, a intervenção baseia-se numa visão holística e integral da pessoa com deficiência, reforçando as suas capacidades e promovendo um sentido de responsabilidade, participação na comunidade e inclusão.

 

Pretende assegurar o funcionamento da primeira lavandaria social em Coimbra na qual os postos de trabalho serão ocupados por pessoas com autismo, que, com o apoio do técnico, executarão todas as funções que esta profissão exige, vivenciando a inclusão profissional na sua plenitude.